Ateliê sem fronteiras – Workshop ‘Operações Formais’

Ateliê sem fronteiras – Workshop ‘Operações Formais’


OBJETIVO 
Trazer para o ambiente acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC discussões acerca do projeto arquitetônico através de atividades práticas realizadas em formato de workshop em parcerias com arquitetos e professores de outras localidades que possuam contribuição sobre o tema.


PÚBLICO-ALVO 
Estudantes, professores e profissionais da disciplina Arquitetura e Urbanismo interessados no estudo da atividade de Projeto Arquitetônico não apenas como atividade prática, mas como espaço de reflexão e pesquisa.


EMENTA 
Ateliê sem Fronteiras: curso no formato de workshop com duração de uma semana. Seu foco é a atividade de projeto arquitetônico, aqui entendida não apenas como prática, mas também como reflexão e pesquisa. A ideia é que, a depender da demanda e disponibilidade, o curso possa ocorrer com certa periodicidade, e, como o próprio nome indica, sempre trazer algum professor ou arquiteto de outra localidade que possa trazer outras experiências metodológicas e pedagógicas do ensino de Projeto Arquitetônico. Nessa sua primeira edição, o curso contará com a presença do professor Juan Manuel Rois, professor titular da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, que tem reconhecida experiência na área e trabalhará com o tema de “Operações Formais”, utilizando-se de procedimentos fundamentais ao processo projetual para explorar o potencial de técnicas de representação como ferramentas de transposição. O trabalho será realizado a partir de exercícios curtos que focalizem a atenção no momento de transposição de um modo de representação a outro, de maneira sequencial. Através do acúmulo de interpretações, o aluno chegará ao final do curso ao projeto de uma residência unifamiliar em terreno genérico.

Espera-se que, ao final do curso, o aluno tenha:

  1. Desenvolvido a observação crítica frente ao processo de Projeto Arquitetônico, através de metodologias de investigação e imaginação espacial.
  2. Entendido o projeto arquitetônico como concatenação de transposições entre modos de representação.

Além disso, espera-se que o curso sirva para fomentar cursos e ações extensionistas no âmbito do DAU+D.

Inicialmente, será feita uma apresentação sobre o Ateliê sem Fronteiras, explicando sua relevância e objetivos. Posteriormente, o professor convidado fará uma apresentação do seu trabalho e explicará como serão as atividades do workshop. O trabalho será realizado a partir de exercícios curtos que focalizem a atenção no momento de transposição de um modo de representação a outro, de maneira sequencial. Através do acúmulo de interpretações, o aluno chegará ao final do curso ao projeto de uma residência unifamiliar em terreno genérico. A sequência será a seguinte:

  1. (Geração) Dobra
  2. (Geração) Volume
  3. Transposição
  4. Diagramas
  5. Desenvolvimento

INSTRUTOR
Juan Manuel Rois

Arquiteto pela Universidade Nacional de Rosário (2000), Master in Architecture pela Universidade de Illinois em Chicago (2003).

Professor Titular na Facultad de Arquitectura, Planeamiento y Diseño da Universidade Nacional de Rosário. Foi Professor Estrangeiro Visitante na Escuela de Arquitectura, Arte y Diseño do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey; Design Critic na Graduate School of Design da Harvard University; Saarinen Visiting Professor na Escola Taubman de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Michigan e Assistant Professor na Escola de Arquitetura da Universidade de Illinois em Chicago.

Desenvolve sua prática profissional de forma independente na cidade de Rosário, Argentina; já trabalhou no Skidmore, Owings & Merrill LLP, em Chicago. e colaborou nos escritórios de Xavier Vendrell (Chicago) e Marcelo Villafañe (Rosário). Seu trabalho profissional foi premiado em concursos nacionais e internacionais, seus projetos foram publicados e exibidos nacional e internacionalmente. Seu trabalho teórico inclui ensaios publicados nas revistas Azure, Arquine, Plot e Summa+.


COORDENADOR
Bruno Melo Braga


CERTIFICADO
O aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% receberá o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.


VAGAS
36 vagas (3 bolsas disponíveis)


CARGA HORÁRIA
30 horas/aula


PERÍODO / HORÁRIO
Dias: 08.07.19 – 12.07.19
Das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00


VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 360,00 – Estudante
R$ 480,00 – Profissional

Os estudantes deverão enviar (por e-mail –  cursos@fastef.ufc.br) uma declaração da instituição de ensino (papel timbrado), com data recente, contendo o seu nome completo e o número da sua matrícula, informando que você está devidamente matriculado.

Bolsas disponíveis em casos específicos (por exemplo, estudantes do ProUni), enviar e-mail contendo carta de requisição e justificativa com o Termo de Concessão de Bolsa do ProUni (sujeito à disponibilidade; resultados divulgados apenas no fim das inscrições).


INSCRIÇÕES
On line: www.fastef.ufc.br
A PagSeguro aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes.


LOCAL DO CURSO
Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC


INFORMAÇÕES GERAIS
1. A ficha de inscrição deverá ser preenchida online: www.fastef.ufc.br;
2. Se até a data indicada, o pagamento não tiver sido efetivado, o pedido de inscrição será
automaticamente cancelado;
3. Se o número de vagas não for preenchido a FASTEF reserva-se o direito de NÃO realizar o
FASTEF não se responsabilizará pelos encargos do cartão de crédito;
4. OBSERVAÇÃO: O tempo do curso é calculado considerando a hora/aula de 50 minutos,
conforme o Parecer CNE/CP nº 2/2009;
5. Caso haja desistência por parte do aluno, devolveremos 80% do valor pago. O prazo de
Devolução é de até 30 dias (úteis) após a solicitação formal e recebimento de todas as
informações bancárias.
6. Não será possível realizar inscrição por celular ou tablet.


OUTRAS INFORMAÇÕES
Fundação ASTEF
Fone/Fax :+55 85 3366 9612 / 3458 7068
Cel.: (85) 99177 37 88 – Alessandra
(85) 98818 4114
Homepage: http://www.fastef.ufc.br/
E-mail: cursos@fastef.ufc.br


Faça sua Inscrição Agora!
PROFISSIONAL
ESTUDANTE
PESSOA JURÍDICA

 

468 ad